Saúde Pública e Ação Social

A ANEMD, enquanto membro integrante da sociedade civil e ao congregar uma responsabilidade cívica acrescida no que diz respeito à constituição de uma cidadania proativa no seio da comunidade estudantil, deve acompanhar a consciencialização sobre os cuidados de saúde oral. A Saúde Pública é definida como “a arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida e promover a saúde através de esforços organizados da sociedade” (Acheson, 1988; OMS). Assenta, assim, num reconhecimento do outro na sua humanidade, individualidade e vulnerabilidade, procurando ativamente o seu bem-estar e melhoria da sua qualidade de vida. Por essas razões, a ANEMD esforçar-se-á para, até mesmo no período de pandemia em que nos encontramos, assegurar um programa de educação e sensibilização para a promoção da saúde oral, atuando junto das populações presencialmente, no cumprimento de todas as normas necessárias de higiene e segurança, e/ou através das plataformas online, mantendo a qualidade do trabalho desenvolvido.

CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE ORAL

As campanhas de sensibilização e educação para a saúde oral visam a interação com a população e têm como principal objetivo tornar crianças, jovens, adultos e idosos mais conscientes acerca da Saúde Oral, através da realização de atividades interativas e da partilha de conhecimento, no formato de apresentações orais e momentos de diálogo. Cada atividade é pensada tendo em conta o público-alvo e será adaptada ao contexto de pandemia em que nos encontramos, contando com a participação de todos os colaboradores do Departamento. Nas ações de sensibilização a crianças serão realizadas atividades como: associação de alimentos a um dente “saudável” e a um dente “doente”, demonstração da técnica adequada de escovagem utilizando um modelo, apresentação sobre diversos aspetos referentes à cavidade oral (nome dos dentes, dentes de leite e dentes permanentes, entre outros), à saúde oral (explicação do conceito de cárie dentária e placa bacteriana, influência da alimentação na formação das cáries). Relativamente às ações de sensibilização direcionadas a jovens, adultos e idosos, realizaremos apresentações sobre a saúde oral, com foco em aspetos específicos de cada faixa etária. Estas campanhas serão realizadas ao longo do mandato, em datas a agendar com entidades interessadas. Ainda no âmbito das campanhas de sensibilização, a ANEMD projetou uma rubrica na qual abordará mitos e verdades sobre saúde oral, desmistificando algumas ideias erradas presentes na sociedade civil em relação a hábitos de higiene oral, promovendo a saúde oral na sua globalidade. Para isso, percorrerá as ruas de grandes cidades do país, entrevistando e esclarecendo a população.

DATAS COMEMORATIVAS

O Departamento de Saúde Pública e Ação Social, dedicar-se-á à divulgação e comemoração de dias europeus e mundiais de temas relacionados com a saúde oral, sempre visando a sensibilização da população. Serão publicados, nas redes sociais, conteúdos relativos aos seguintes dias comemorativos: Dia Europeu da Alimentação Saudável (8 de novembro), Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março), Mês do Cancro Oral (abril), Dia Europeu da Saúde Periodontal (12 de maio), Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e Dia Mundial do Cancro da Cabeça e Pescoço (27 julho).

PROTOCOLOS DE EMERGÊNCIA

As emergências médicas em medicina dentária podem surgir durante a consulta de forma inesperada e, embora sejam acontecimentos raros, podem ser suficientemente graves e colocar em risco a vida do paciente. Assim, a divulgação de protocolos de emergência médica visa elucidar os futuros médicos dentistas para a existência de situações de emergência na prática clínica de medicina dentária, e de forma resumida, indicar os métodos de atuação nos diversos contextos de emergência. Serão publicados, nas redes sociais, conteúdos relativos aos seguintes protocolos: AVC – Dia Mundial do AVC (29 de outubro), Hipoglicemia e Hiperglicemia – Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro), Obstrução da Via Aérea Causada por um Corpo Estranho (janeiro), Crise epilética – Dia Mundial da Epilepsia (8 de fevereiro), Síncope Vasodepressora (abril) e Crise asmática – Dia Mundial da Asma (4 de maio).

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade tem sido apresentada como um novo parâmetro dentro da medicina dentária, isto porque, nos últimos anos, a preocupação pela manutenção de um meio ambiente saudável é crescente. A medicina dentária também deve ter o seu papel no que diz respeito a manter ambientes saudáveis e isentos de contaminação, pois gera um importante impacto ambiental devido à produção de resíduos e à mentalidade “descartável” predominante, apesar de existirem alternativas mais simples e ecológicas. Com o objetivo de sensibilizar os futuros médicos dentistas para esta temática, a ANEMD realizará pesquisa científica sobre o tema e reunirá informação que será partilhada no Dia Mundial da Água (22 de março) e no Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

TEMPO DE ANTENA: CASOS CLÍNICOS

O objetivo da partilha de casos clínicos nas redes sociais da ANEMD é envolver os estudantes nas atividades, permitindo-lhes que respondam a perguntas sobre casos clínicos de várias áreas da medicina dentária, com partilha e esclarecimento das respetivas respostas nos dias seguintes. Os casos clínicos serão disponibilizados por professores das diversas Escolas Médico-Dentárias do país ou por médicos dentistas de reconhecido mérito na respetiva área de especialidade.