Relações Internacionais

O pelouro das Relações Internacionais assume a responsabilidade de fomentar, facilitar e proporcionar experiências internacionais aos estudantes que pretendam enriquecer as suas capacidades e valências pessoais e profissionais. São também objetivos deste pelouro concretizar contactos com as instituições internacionais, divulgar e promover oportunidades de intercâmbio internacional e fortalecer a ponte entre os estudantes nacionais e o universo europeu nas respetivas associações, EDSA e IADS, bem como a defesa dos seus interesses nesses contextos.

EDSA E IADS

A European Dental Students’ Association (EDSA) foi fundada em 1988 e atualmente representa 182 Escolas Médico-Dentárias em 33 países diferentes. A International Association of Dental Students (IADS) foi fundada em 1951 na Dinamarca, está presente em 60 países e representa cerca de 200.000 estudantes. A ANEMD, enquanto estrutura federada nestas duas associações, está presente duas vezes por ano nos congressos, os quais decorrem em simultâneo com a respetiva Assembleia Geral. Durante o ano, o contacto com as duas associações é efetuado através do delegado nacional, que é responsável por auxiliar no desenvolvimento do plano estratégico anual, supervisionar o trabalho da direção, realizar emendas aos estatutos, contactar com o responsável pela organização dos EVP e EP, eleger um novo executivo e eleger os países anfitriões das reuniões anuais.

EUROPEAN VISITING PROGRAMME (EVP)

O “European Visiting Programme” é um programa que dá oportunidade aos estudantes europeus de visitar outro país, com um propósito educacional. A escola anfitriã é responsável por estabelecer um programa que inclua atividades académicas, de lazer e culturais. O objetivo da ANEMD para o mandato é realizar um EVP numa das escolas médico-dentárias portuguesas, o qual inclua a prática clínica (apesar de não ser obrigatório), que imprimirá um valor acrescentado à experiência.

EXCHANGE PROGRAM (EP)

O “Exchange Program” é um programa que, à semelhança do EVP, permite que estudantes internacionais tenham uma experiência académica noutro país. No entanto, este programa obrigatoriamente inclui observação ou prática clínica, tendo o EP, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) em 2019, sido o primeiro a incluir essa mesma componente. O objetivo para o mandato é continuar a realizar o EP na FMDUP.

PORTAL DE INTERCÂMBIO

O Portal de Intercâmbio é uma plataforma online disponível no website da ANEMD, que inclui informação relativamente a opções de voluntariado, intercâmbios e programas internacionais na área da Medicina Dentária. Este portal permite aos estudantes conhecerem com detalhe as várias opções disponíveis, com informação detalhada e fidedigna sobre cada uma. O objetivo principal desta iniciativa é dar a conhecer é incentivar os estudantes a integrarem uma experiência no estrangeiro na área da Medicina Dentária, quer seja a nível de voluntariado, estágio, trabalho ou lazer. A atualização deste Portal faz-se através da pesquisa na internet por opções que sejam viáveis a nível monetário, segurança e reputação. Após selecionada a opção é redigido um curto texto descritivo sobre a entidade, insere-se uma fotografia do logótipo da empresa, uma hiperligação para o website e, caso esteja disponível, um breve vídeo da entidade em questão.